CONTACTOS

INSTITUIÇÕES NA 1ª PESSOA

PERGUNTAS FREQUENTES

“Perguntas Frequentes” sobre o pedido de colaboração feito às diferentes instituições dos Concelhos de Vila Nova de Gaia e Espinho

1-Porque é que a minha instituição foi contactada pelos Conselhos da Comunidade dos Agrupamentos dos Centros de Saúde de Gaia e Espinho/Gaia pedindo a colaboração para aplicação dos Plano Locais de Saúde?
Os Planos Locais de Saúde são instrumentos de cooperação e envolvimento de toda a comunidade. A instituição que dirige faz parte dum conjunto de recursos essenciais dessa mesma comunidade. Cada Instituição é um vértice para o desenvolvimento de um trabalho em rede. O objetivo é divulgar informação sobre os fatores de risco para a saúde da nossa população e, em paralelo criar ambientes favoráveis para a promoção de estilos de vida saudáveis.

2-Por que é que pediram que a minha instituição designasse um interlocutor?
Ao designar-se uma pessoa como interlocutor, este será o intermediário entre a Instituição e o Conselho da Comunidade, facilitando a comunicação e a informação de retorno.

3-Como é que a minha Instituição pode colaborar?
Ao tomar consciência da importância de diminuir os fatores de risco que contribuem para os casos de doença e de mortes prematuras na nossa população, pode intervir de acordo com as condições e experiências da sua Instituição. Colocar a saúde na sua agenda de trabalho contribui para aumentar o nível de saúde da comunidade que serve. Exemplos:
- Identificar as possíveis más práticas, quer a nível individual quer na Instituição, modificando comportamentos
- Promover a discussão sobre Temas de Saúde junto dos profissionais e dos utentes, ajudando as pessoas a adquirirem competências e confiança para tomarem opções adequadas.
- Usar e Divulgar os materiais que compõem a “caixa de ferramentas”
- Inovar com projectos próprios, que constituam boas-práticas e que possam ser replicados por outras instituições

4- O que é e para que serve a “Caixa de Ferramentas” que agora me enviaram?
A “caixa de ferramentas” pretende disponibilizar informação orientada sobre os diferentes fatores de risco que atingem a nossa população. É composta por apresentações em “Diapositivos”, Brochuras, Panfletos, e Sugestões. As instituições podem reproduzir estes materiais com o objectivo de alcançar um maior número de cidadãos. É uma tentativa de colocar num só lugar a informação necessária para que cada uma das Instituições se possa constituir como AGENTE DE PROMOÇÂO DA SAÚDE.
A caixa de ferramentas será agrupada por temas e enviada periodicamente.
Hoje enviamos a primeira caixa que trata do tema REDUZIR O CONSUMO DE SAL

5- Onde posso tirar quaisquer dúvidas que pretenda ver esclarecidas?
Através do Grupo de Acompanhamento do Plano Local de Saúde com o endereço eletrónico grupo.apoio.pls@gmail.com